Braga
Braga é uma cidade animada, um contraste entre o passado e o presente. Uma das cidades mais antigas do país, é também uma das mais jovens devido às universidades que atraem um grande número de estudantes
Fundada em XVI aC, como Bracara Augusta, em homenagem ao Imperador Romano Augustus, estava localizada numa das principais estradas romanas da Península Ibérica.
É a cidade portuguesa com mais igrejas por metro quadrado tendo as Festas da Semana Santa e a de São João como os destaques no seu calendário litúrgico e turístico.
O que visitar em Braga
Sé de Braga
Esta catedral, mais antiga que Portugal, deu origem ao ditado popular “mais velho que a Sé de Braga” referindo-se a algo ou a alguém verdadeiramente velho.
Também chamada de Catedral de Santa Maria de Braga, foi a primeira catedral portuguesa, construída antes da fundação deste país, no século XII, pelos pais do primeiro Rei de Portugal, D. Henrique e D. Teresa.
Preservado no seu interior estão relíquias artísticas com mais de nove séculos de história, incluindo os túmulos de D. Henrique e D. Teresa e do Infante D. Afonso, filho do rei D. João I e de D. Filipa de Lencastre.
Ao estilo românico inicial foram adicionados novos elementos ao longo dos tempos. No século XV, a construção do pórtico de entrada do templo foi feito em estilo gótico e durante o reinado de D. Manuel, foram introduzidos outros elementos decorativos. O estilo barroco está patente na decoração de interiores dos altares em especial na execução da talha dourada.
Museu do Tesouro da Sé
Ao visitar a Catedral, não perca o Museu do Tesouro da Sé, com uma extensa coleção que abrange ourivesaria, escultura, pintura, têxteis e mobiliário, além de uma custódia do séc. XVIII em prata dourada, com 450 diamantes.
Aqui, também encontrará a cruz que foi usada na primeira missa celebrada no Brasil, levada por Pedro Álvares Cabral.
Museu dos Biscainhos
A casa foi encomendada por Constantino Ribeiro do Lago, Cavaleiro da Ordem de Cristo. A construção terminou em 1699. O nome “Biscainhos” surgiu porque os construtores eram bascos, artesãos da província de Biscaia, que na altura também trabalhavam na Catedral de Braga.
O museu exibe, de forma permanente, coleções de artes decorativas que incluem mobiliário, cerâmica, porcelana europeia e oriental, artigos de vidro e vários exemplares de relógios nacionais e europeus.
Jardim de Santa Bárbara
Localizado no Centro Histórico de Braga, o Jardim de Santa Bárbara, com canteiros de buxo geométricos e bem cuidados, é uma explosão de cor e aromas.
Ao centro, a fonte do século XVII com a imagem de Santa Bárbara, que outrora pertenceu ao Convento dos Remédios, e que assim deu nome a este Jardim. A emoldurar este espaço, a Ala Medieval do Paço Episcopal Bracarense.
Arco da Porta Nova
Um marco icônico da cidade de Braga
Mais um projeto do arquiteto bracarense André Soares. A cidade rompia as antigas muralhas já muito degradadas, expandindo-se. Foi comissionado o Arco da Porta Nova, para substituir a porta demolida das antigas muralhas. Este emblemático arco na realidade, nunca chegou a ter uma porta uma vez que já não existiam guerras que assim o justificassem
A expressão ” És de Braga? “, aplicada a quem não fecha a porta advém desse mesmo facto. Não havia porta para fechar!
Palácio do Raio
É uma óptimo exemplo de arquitectura civil barroca, da autoria de André Soares
Mandado construir para sua habitação, em 1752, por João Duarte Faria, um cavaleiro da Ordem de Cristo e abastado comerciante. Em 1867, foi adquirido por Miguel José Raio, Visconde de São Lázaro, que deu nome ao Palácio. O novo proprietário insistiu na colocação de azulejos azuis na fachada exterior e abriu a rua exterior para permitir uma melhor visão da sua casa
Posteriormente, o Palácio do Raio foi adquirido pelo Banco do Minho que, por sua vez, o revendeu, no ano a seguir, à Santa Casa da Misericórdia que nela instalou alguns serviços do Hospital de S. Marcos.
Actualmente funciona como museu, apresenta uma colecção de pinturas, esculturas, peças de vestuário, documentação e arte sacra e ainda uma sala dedicada aos objetos utilizados no hospital. Exibe igualmente as obras dos maiores dois maiores arquitetos de Braga: André Soares e Carlos Amarante
Arcada
A Arcada ou “Largo da Arcada”, localiza-se na Praça da República, local de eleição onde os Bracarenses se reúnem para conviver e comentar as notícias da atualidade
Durante o Séc. XVI funcionou aqui o mercado. Os seus 19 arcos serviam de alpendre para acolher os animais e mercadoria. Hoje alberga 2 dos mais emblemáticos cafés de Braga: O café Vianna referenciado em obras literárias de Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco e o café Astória
O que visitar nos arredores de Braga
Mosteiro de Tibães
Este mosteiro beneditino fica a 15 minutos da cidade.
O Mosteiro de Tibães funcionou como centro de formação de arquitetos, entalhadores, douradores e escultores, muitos deles intervenientes ativos na construção dos edifícios erguidos no séc. XVII, homens respeitados pelo seu contributo extraordinário à Arte portuguesa.
Possui no seu interior um acervo de arte sacra , pinturas e esculturas.
A igreja é um expoente do Barroco, com trabalhos de Manuel Álvares e André Soares.
Em redor do mosteiro, um jardim ornamentado com grutas, lagos e uma Capela
Santuário de Nossa Senhora do Sameiro
A 566 metros de altitude, com uma vista privilegiada sobre a cidade de Braga, encontra-se o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. É um dos locais mais visitados de culto mariano em Portugal, suplantado apenas pelo Santuário de Fátima. O aumento incessante do número de devotos levaram à contínua expansão deste complexo religioso.
Este local de oração e louvor é constituído pela Casa das Estampas, a Casa do Reitor, a Capela do Santíssimo Sacramento, a igreja principal, a cripta, jardins, um restaurante e uma escadaria monumental, no topo da qual se encontram os monumentos do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora da Conceição.
Em 8 de dezembro de 2004, o Papa João Paulo II concedeu ao Santuário a Rosa de Ouro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Igreja.
Datas comemorativas do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro são:
O primeiro domingo de junho: A peregrinação anual da Arquidiocese de Braga, partindo da Catedral de Braga
O terceiro domingo de agosto: A peregrinação que começa no Santuário do Bom Jesus do Monte.
Santuário do Bom Jesus do Monte
Um monumento cheio de simbolismo
A Via Sacra está representada em todo o Santuário do Bom Jesus do Monte com 17 capelas divididas pela Escadaria, Largo do Pelicano, Adro e Terreiro dos Evangelistas.
A escadaria aparentemente interminável é ricamente adornada no estilo barroco. Cada patamar é decorado com estátuas. Os peregrinos são encorajados a subir os 577 degraus, encontrando um simbolismo teológico que contrasta os sentidos terrenos com as virtudes do espírito. Cinco estátuas representam os sentidos com água a jorrar dos olhos (visão), ouvidos (audição), boca (paladar), nariz (olfato) e finalmente tato, que segura um jarro. As fontes das virtudes representam fé, esperança e caridade.
No Adro, a escoltá-lo até a Basílica, as oito figuras bíblicas responsáveis pela Condenação de Jesus.
Ao lado da Igreja, encontra-se o Museu da Confraria, com sua coleção de peças religiosas e a Biblioteca fundada em 1918.
Funicular ou Elevador do Bom Jesus do Monte
O Funicular do Bom Jesus foi inaugurado em 1882. É o único da Península Ibérica e o mais antigo ainda em funcionamento
Funciona por contrapesos. Os dois funiculares estão ligados por um cabo. A cabine que está no topo da colina, tem os seus depósitos cheios de água, enquanto os depósitos da cabine que se encontra em baixo, são esvaziados. Quando o motorista solta os travões, a diferença de peso faz com que o funicular no topo deslize para baixo e o outro na parte inferior suba. Pura engenharia!
Jardins do Parque do Bom Jesus de Braga
Os extensos Jardins do Parque do Bom Jesus de Braga garantem um dia bem passado. Vários trilhos convidam-no a passear por entre cantos e recantos com grutas, coretos e até um pequeno lago onde poderá pôr em prática o seu remar a bordo um barquinho colorido
O que saborear
Pare na ‘Frigideiras do Cantinho’ uma casa fundada em 1796 que surgiu com a receita das famosas frigideiras e as vende desde então. Uma massa folhada recheado de carne de vitela picada, e imortalizada por dois grandes autores portugueses Júlio Dinis e Camilo Castelo Branco
Festas de Braga
Semana Santa (Semana Santa): Braga celebra a semana santa em esplendor solene. Na semana que antecede a Páscoa, a cidade é toda ela decorada com panos violetas e flores, e as pessoas reúnem-se na rua para assistir às diversas procissões religiosas
Dia de São João: Apesar do dia de São João ser a 24 de junho, a cidade começa a preparar-se com quase duas semanas de antecedência, com ranchos folclóricos, bandas de música, grupos de Gigantes e Cabeçudos. Na noite de 23 de junho as pessoas saem à rua para comemorar com os martelinhos típicos e alho-porro. Muita dança e folia, bem comer e beber, manjericos e sardinhas e para terminar o dia espetáculos de fogos de artifício.
Braga Romana: Normalmente, durante o último fim de semana de maio, a cidade homenageia seu passado romano, montam feiras de rua, onde pessoas trajados com vestes romanas vendem peças artísticas e outras lembranças.
O Traje da Cidade de Braga
O traje de Vale do Cávado é o mais representativo da cidade de Braga, não sendo embora o único. Caracteriza-se por uma capotilha em vermelho vivo para as meninas moças e azul escuro ou preto para as senhoras casadas ou de mais idade.
Às saias pretas, rodadas e decoradas a cetim ou veludo sobrepõe-se o avental de cores vivas. O lenço branco da cabeça era atado sobre o colo e preso à cintura o “lenço dos pedidos” bordado com quadras ou frases amorosas.
Peças de Ouro adornam orelhas e pescoço
Exquisite gold jewellery adorns the ears and neck
Como chegar a Braga
Do Porto encontrará um serviço ferroviário regular e bons acessos rodoviários para Braga, o que faz deste destino um boa opção para visitar num dia
Tours em Braga
Usamos links afiliados, o que significa que recebemos uma pequena comissão se reservar através deles. Isso não afeta de forma alguma o preço final, mas ajuda-nos a manter o site atualizado. Selecionámos, para si, as experiencias que acreditamos serem as mais interessantes e as quais nós próprios faríamos
Saiba o que visitar em Braga com holiday-active.com e aproveite ao máximo as suas férias em Portgal
O que visitar em Braga, cidade provecta